ESTUDOS





Conta se que certa vez o faxineiro de um museu de arte encontrou em um quarto de despejo, um quadro todo estragado, sujo, a pintura irreconhecivel. O empregado ia lavando o quadro com moldura ate que de fato deu pra ser visto sua pintura e o restaurou e pode se ver o valor que aquela obra possuia, por ser até mais valioso que todas as que existiam no museu. Descobriram depois que aquele faxineiro era filho do pintor daquela grande obra.
Ele restaurara o valor demonstrando a importancia daquela obra.
Cristo veio a terra e realizou a mesma coisa com as obras de seu pai, e hoje ele conta comigo e voce que da importancia a sua obra para restaura-la e demonstrar seu valor a humanidade. Por favor nao se venda, nao se associe as famosas panelinhas que existem por ai, que se preocupam mais em agardar os homens que a Deus, restaure a obra DELE e mostre o valor a humanidade de cada passagem biblica, doutrinas, ensinamento e preparaçoes para ir morar no céu com ELE. Nao desvalorize e fique sem mostrar isso a todos, de continuidade mostrando a sua OBRA.














O ESCRAVO DE ORELHA FURADA
A Lei de Moisés mandava que, no caso de aquisição de algum escravo, este deveria servir por seis anos e ao sétimo estaria livre. Quando o escravo cumpria o tempo determinado de seu serviço não poderia mais estar sob o domínio do senhor. Entretanto, alguns se apegavam tanto a seus senhores que poderiam optar por, voluntariamente, se entregarem como escravos daqueles senhores até o final de suas vidas, sem volta para a liberdade. Como um sinal da entrega, esses escravos furavam a orelha."Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre", Êxodo 21:6.Logo na abertura da Epístola aos Filipenses, Paulo diz "Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus". Ao analisarmos a raiz do termo "servos", mencionado no texto, descobriremos que está ligado à idéia de escravo da orelha furada. O escravo da orelha furada é aquele que voluntariamente serve por devoção e por amor.
Jesus serviu e se deu a ponto de morrer, simplesmente pelo Seu grande amor. Esse mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus também foi derramado em nossos corações. Podemos servir a Deus e servirmos uns aos outros, como escravos da orelha furada, porque o amor nos constrange a um ponto em que nada mais nos importa a não ser a rendição absoluta.
Se sua caminhada com Jesus tem manifestado cada dia mais entrega no serviço a Ele e aos irmãos, você está crescendo em amor.  Aquele que conhece a Deus na plenitude do Seu caráter não deseja mais nada além de furar a própria orelha.
Seja um escravo da orelha furada.



Deus colocou ao meu coração por meio do Espírito Santo, falar sobre um assunto muito importante, porém ainda polemico no meio do povo que serve ao Senhor.
Infelizmente para muitos esse assunto que trataremos, não passa de possessão demoníaca, gente fraca, ou outro termo que você com certeza já sabe e muito bem.
Falar sobre a saúde dos Pastores e Lideres, é um assunto muito longo, mas procurarei através dessas pequena linhas transmitir uma porcentagem sobre estafa, depressão, síndrome do pânico e frustração.
Pode acontecer que algum líder se ofenda com algumas palavras aqui inseridas, mas não é minha intenção, porém é necessário escrever sobre esse tema o qual tem sido o mal de nosso século, inclusive dentro da igreja e que muitos tem deixado de lado como se nada fosse preferindo nem comentar sobre o assunto.

OQUE É DEPRESSÃO

È mais fácil dizer o que não é depressão que dizer o que ela é:
Para começar ela não é loucura, não é problema de caráter da pessoa, falta de força de vontade, muito menos um meio de manipular as outras pessoas em seu próprio favor, também não se trata de preguiça e pessoa folgada, desanimada.
Depressão é uma doença como as outras, porem a diferença é que não existem ferimentos visíveis para o outro se compadecer pelo estado de sensibilidade.
Precisa se tomar cuidado para não ocorrer equívocos confundindo depressão com as tristezas normais que se sente durante nosso cotidiano.
Existem muitos fatores que podem deixar uma pessoa triste, mas isso tem motivo conhecido e com passar do tempo desaparece e volta tudo normal.
A depressão, é ao contrario e exige tratamento adequado.
Quanto estamos com dor de estomago dizemos o nome e local onde esta doendo, no caso da depressão dizemos que estamos deprimido, quando na realidade o cérebro esta doente e procurar ajuda de um especialista para nos curarmos como fazemos com outra enfermidade. Oração é imprescindível, mas o Senhor também deixou a medicina para ajudar, caso contrario não existiriam médicos, você não concorda.
Vale ressaltar que, não basta tratar somente o deprimido, mas também as pessoas que com ele convivem, haja vista que eles precisam compreender que o paciente não esta deprimido por que quer e devido a essa fase ruim ele poderá dizer palavras que machucam, mas não é ele, seu estado normal não é esse, depois que passa essa crise a pessoa se sente envergonhada e mal com a situação, pois muitos não entendem. Para o deprimido tudo esta ruim, tudo vai dar errado, sempre esta pessimista nesse momento. Somente o ouça e demonstre afeto, não queira entende-lo e querer mudar seu pensamento com criticas destrutivas, acolha-o e com palavras motivadoras tente ajuda-lo a passar essa fase.
Na parte fisiológica a depressão é causada por uma falha nos neurotransmissores, os quais são os agentes químicos encarregados de levar informação de um neurônio para o outro. Eles possuem um espaço entre eles que necessita serem preenchidos por substancias que tenham a capacidade de transmitir a informação para que ela chegue ate o próximo neurônio e assim circular no sistema nervoso e realizar contato com o cérebro.
Mas o fato dos neurotransmissores serem insuficientes ou não estarem funcionando como deveriam, as informações chegam distorcidas ao cérebro e a pessoa não consegue perceber a realidade como na realidade é. Isso é depressão.
Nesse caso os remédios antidepressivos sanam essa deficiência nos neurotransmissores e a pessoa volta ao normal.
Psicólogo é muito bom nessa hora, veja por que.
Muitas das vezes o paciente não é compreendido pelas pessoas com com ele convivem e ele passa a ter sequelas psicológicas que precisam serem tratadas. Ele precisa elevar sua auto-estima, compreender tudo que passou e aceitar estar doente e se perdoar pelas atitudes que praticou. Estou escrevendo isso por experiência própria, pois tenho esse problema e tenho buscado conhecer sobre o assunto para buscar melhorar minha qualidade de vida e isso tem me ajudado muito. A depressão é decorrente de uma serie de acontecimentos onde se iniciam pela falta de vontade de viver, angustia, tristeza, insônia, cansaço e principalmente indisposição é muito importante realizar a auto-analise e descobrir se você sofre de depressão, pois desta forma poderá tratá-la da melhor maneira possível.Pessoas depressivas geralmente não querem ser ajudadas, no entanto é importante o seu contato com pessoas que deseja te ajudar, reconhecer que você sofre de depressão é o primeiro passo, não tentar negar é o segundo e em seguida você deve aceitar a ajuda de pessoas que só querem o seu bem. Uma pessoa que sofre de depressão geralmente não prejudica apenas ela mesma pelo contrário ela acaba prejudicando a família toda por conta de acontecimentos que são descendentes da depressão uma doença que merece atenção e que possui tratamento. Sorria mais, saia de casa veja pessoas encontre em cada objeto em cada detalhe mais um motivo para sorrir, chore quando quiser mais que essas lagrimas sejam de felicidade de entusiasmo de carinho nunca de tristeza. Não permita que a solidão e a vontade de largar tudo tomem de você a felicidade merecida e também o bem estar de toda uma família, se você não quiser se ajudar por você mesma faça isso pelas pessoas que necessitam de ti, pense nisso e não apenas sobreviva mais sim tenha em mente que o mais importante é realmente viver.


Capitulo 2
OQUE É ESTAFA
Ela pode desencadear doenças como hipertensão, fobias e gastrite .
Desânimo sem explicação aparente, dores no corpo, falta de motivação para continuar aquela atividade de que tanto gosta e uma vontade enorme de ir embora logo após chegar ao trabalho. Se você está com algum desses sintomas, fique de olho, pode ser estafa. De origem emocional ou física, ela pode atingir crianças e adultos e compromete o desempenho na escola, no trabalho e na relação com as pessoas no dia-a-dia, tornando todas as atividades, antes prazerosas, em obrigações desgastantes e chatas. Por alterar todo o funcionamento do organismo, pode desencadear outras doenças como hipertensão, fobias e ansiedade, problemas cardíacos e gastrite. “Se você ficar acumulando tensões e cansaço, vai virar uma panela de pressão e uma hora ela explode e faz um estrago maior”, alerta Claudio Pavanelli, fisiologista da Unifesp.“A estafa pode ser física (periférica) ou mental (central) e está muito ligada a rotina que o paciente leva. Por isso, antes de prescrever qualquer medicamento, pergunto se ele tem dado conta de todos os afazeres que estão sob sua responsabilidade ou se ele está passando por algum problema afetivo.Treino, caminhada, corre-corre e muito cansaço. Mais popularmente conhecida como fadiga, a estafa periférica se caracteriza por dores musculares e cansaço físico ocasionados principalmente pela combinação entre desgaste excessivo (sem respeitar o tempo de recuperação) e pela má alimentação. “Não tem quem suporte esse ritmo frenético, é fadiga na certa”, explica o fisiologista. “Nesses casos, o tratamento é uma mudança radical na rotina e na alimentação. Geralmente essas duas ações resolvem o problema”, continua. “Se não for tratada, pode desencadear outras doenças como anemia, prisão de ventre, diarréia e até queda de cabelo”, diz Claudio.A forma mais comum da estafa é a fadiga mental. Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, ocorre em função do excesso de responsabilidades e tensões acumuladas que provocam um desgaste metabólico e mental muito grande. “O cansaço mental é tamanho que o paciente chega a sentir dor física. As pressões psicológicas se refletem no corpo”, explica o fisiologista. “Nesse caso, a melhor indicação é o relaxamento. É preciso rever a maneira como lidamos com os nossos problemas e frustrações.
“A estafa mental é muito mais grave do que a física porque tende a causar danos psicológicos e físicos. Caso não seja tratada adequadamente pode provocar doenças como: falha de memória, insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza profunda e angústia“, explica Claudio.
Capitulo 3
O que é síndrome do pânico?

As crises, que envolvem taquicardia e a sensação de morte iminente, são conseqüências da ansiedade patológica.
O ar parece faltar, o coração fica acelerado, o suor empapa a roupa. Esses são apenas alguns sintomas de uma crise de síndrome do pânico, também caracterizada por boca seca, tremores, tonturas e um mal-estar geral, acompanhados pela sensação de que algo terrível irá acontecer. A pessoa sente que pode morrer ou enlouquecer nos minutos seguintes.Esse transtorno é causado pela chamada ansiedade patológica. De acordo com os psicólogos, a ansiedade é um estado emocional natural, e é completamente normal o sentimento de querer antecipar o futuro para evitar perigos ou tentar controlar danos. O problema fica caracterizado quando essa ansiedade começa a causar sofrimento demais para a pessoa. A preocupação culmina nas crises, e a pessoa fica ainda mais ansiosa porque não sabe quando a próxima irá acontecer. Geralmente, a síndrome do pânico acontece no começo da vida adulta, e aparece em situações de estresse, como pressões no trabalho, no casamento ou na família, em que a pessoa se sente desamparada. O transtorno é de duas a quatro vezes mais freqüente nas mulheres, mas também pode ocorrer com sinais semelhantes nos homens. É claro que um único episódio de crise de ansiedade não caracteriza a síndrome do pânico, mas crises repetidas levam ao desenvolvimento do transtorno. A maioria dos pacientes passa por vários médicos de especialidades diferentes em busca de uma resposta e do tratamento para tamanha ansiedade, sem saber ou, às vezes, aceitar, que tantos sintomas físicos sejam proveniente de problemas emocionais. Felizmente, o transtorno tem tratamento e, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação. Cada caso é especial, mas geralmente a pessoa é tratada com sessões de psicoterapia e medicamentos. Ela já começa a melhorar entre duas e quatro semanas, mas geralmente leva um ano para se recuperar. Raramente há cura espontânea e, apesar de muitas pessoas ainda colocarem em xeque a relevância de complicações psicológicas, a síndrome do pânico deve ser tratada como doença. Caso contrário, pode levar a complicações ainda maiores: depressão, desenvolvimento de outros transtornos de ansiedade, e abuso de álcool e/ou de sedativos, com prejuízos para a vida profissional, social e familiar.

Capitulo 4
FRUSTRAÇÃO

Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstruí de alcançar um objetivo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva. As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta. Causas externas da frustração envolvem condições fora da pessoa tal como uma estrada bloqueada, falta de dinheiro. Em termos de psicologia, o comportamento passivo-agressivo é um método de lidar com a frustração.
É um sentimento experimentado por alguém que, por incapacidade de vencer um determinado obstáculo, não consegue realizar o objetivo a que se propôs. Ela será tanto maior quanto menor for a segurança do indivíduo e quanto mais forte for a atração exercida pelo objetivo. É aquele sentimento de impotência, inutilidade, desvalorização, arrependimento diante de alguma situação; projetos não concretizados, sonhos não realizados, palavras não ditas, amor não aproveitado. Isso tudo leva a frustração acho que é o pior sentimento que podemos sentir, é doloroso e o maligno aproveita desse momento para te nocautear levando-o ao solo. A maior parte das vezes confunde-se frustração com privação. Privação é ter sede e não ter água para beber. Frustração é ter uma garrafa com água e não poder bebê-la. A frustração é muito mais traumática. Afirma António Coimbra de Matos, Terapeuta, in Revista Única. Quando nos deparamos com esse padrão, é impossível não nos enxergar também, é impossível não perceber o quanto ainda estamos distantes e precisamos ser transformados.
Porém, graças àquele que nos deixou Sua Palavra registrada não precisamos nos desesperar, pois as mesmas letras que nos confrontam nos confortam pois são seu padrão para nós. Ele prometeu seu Espírito e o enviou, e este agora vive em nossos corações e nos capacita a sermos aquilo que não conseguimos por nós mesmos. Ele mesmo é quem disse que opera em nós tanto o querer quanto o efetuar (Filipenses 2:13) e Ele também afirma e promete que é fiel para completar a obra que começou no dia da nossa conversão (Filipenses 1:6). Quer maior decepção que um amigo mais chegado ou um parente deixar você na hora mais difícil da sua vida ! Mesmo que isto aconteça, Deus não irá te desamparar. Deus ainda tem palavras de animo para sua vida! II Corintios 4v. 8-9. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Você pode estar em tribulação, mas esta tribulação não vai angustiar o seu coração por muito tempo, porque o seu choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã! Você pode estar perplexo (a), mas você não vai ficar desanimado, pois o Senhor te sustenta com sua mão forte1 Você pode estar sendo perseguido, mas você não está desamparado, pois o Senhor está com você e irá pelejar por sua causa ! Você pode estar abatido (a), mas não destruído (a), porque Somos mais vitoriosos no nome de Jesus Cristo.



Faça algo que goste muito, lazer é bom para saúde...